Énuma carrinha equipada com computador, impressora, telemóvel e terminal de pagamentos que os técnicos da Câmara de Vieira do Minho se deslocam às freguesias. O Serviço de Proximidade ‘A Câmara perto de si’ pretende combater o isolamento dos moradores, prestando ajuda na resolução dos mais variados problemas. Atualmente, são ajudados por semana 250 munícipes.
"A ideia de criação destes serviços baseia-se na lógica de proximidade territorial e relacional e constitui também uma mais-valia no apoio aos mais desfavorecidos e num ajuste permanente aos problemas que vão surgindo", explicou o presidente da autarquia António Cardoso, durante o acompanhamento de uma deslocação da unidade móvel ao lugar de Zebral, em Ruivães.
O Serviço de Proximidade foi criado em setembro do ano passado, sendo que cada localidade recebe a visita dos técnicos pelo menos uma vez por semana. O apoio pode ser prestado na unidade móvel ou nos centros de convívio e lazer e nas juntas de freguesia. Os técnicos ajudam a resolver problemas relacionados com os serviços da administração pública e instituições locais, sinalizam situações de risco e prestam também apoio ao nível da saúde, através de um serviço de triagem, como medição de controle da tensão arterial e controle da diabetes.
"A identificação das necessidades e respostas através de um diagnóstico a nível local permite, com o envolvimento e a participação de quem conhece o respetivo território e as suas carências, desenvolver modalidades inovadores de intervenção", adiantou o autarca de Vieira do Minho.