Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Vila Nova de Famalicão vai ter centro tecnológico das carnes

Projeto vai crescer no antigo complexo escolar e com apoio de fundos comunitários.
Liliana Rodrigues 19 de Novembro de 2019 às 09:43
Centro tecnológico das carnes vai crescer na freguesia de Vale S. Cosme, no antigo complexo escolar
Centro tecnológico das carnes vai crescer na freguesia de Vale S. Cosme, no antigo complexo escolar FOTO: Direitos Reservados
Até abril de 2020, arrancam as obras do novo Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Indústria das Carnes, em Vila Nova de Famalicão.

A garantia surge depois de o município ter visto aprovada a candidatura do financiamento para a criação desta infraestrutura ao Norte 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Trata-se de um investimento total de 998 mil euros, dos quais 812 mil euros serão assim comparticipados.

Para o presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, esta é "uma excelente notícia para a economia do concelho e do País e uma alavanca fundamental para o desenvolvimento do setor agroalimentar, que é uma aposta estratégica para o futuro do nosso território". "É um centro que irá inovar pelo conceito", rematou o autarca.

A infraestrutura vai ficar localizada no Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior de Famalicão – antigo complexo educativo da Escola Cooperativa de Ensino Didáxis, de Vale de S. Cosme –, onde estão já instalados os polos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e do Instituto Politécnico de Bragança, com oferta de Cursos Técnicos Superiores Profissionais em várias áreas.

Em breve, o espaço irá receber também um laboratório de formação, investigação e conhecimento na área da Biologia Alimentar da Universidade do Minho.

O espaço terá uma área de aproximadamente 560 metros quadrados, que beneficiará de obras de adaptação à estrutura, com vários espaços destinados ao fabrico e a processos de testes, ensaios, industrialização e qualidade dos produtos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)