Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Viola braguesa já tem certificado de origem

Primeiros certificados foram entregues a quatro fabricantes da viola de dez cordas.
Secundino Cunha 17 de Março de 2018 às 09:37
Miguel Bandeira, vereador da Câmara de Braga, entrega os primeiros selos do certificado de origem da viola braguesa
Miguel Bandeira, vereador da Câmara de Braga, entrega os primeiros selos do certificado de origem da viola braguesa FOTO: Direitos Reservados
Após um longo processo burocrático, que culminou com a publicação, no ano passado, dos princípios da certificação em Diário da República, o vereador do Património da Câmara de Braga, Miguel Bandeira, já entregou a quatro violeiros (unidades produtivas artesanais) do concelho os primeiros certificados de origem da viola braguesa.

A certificação do instrumento com dez cordas, dispostas duas a duas, e que é presença quase obrigatória nos ranchos folclóricos e grupos etnográficos da região, é uma forma de assegurar que as tradições e os valores são mantidos, ao longo do tempo, fiéis à sua identidade.

"O objetivo é preservar e estimular todo o saber-fazer acumulado ao longo de séculos por aqueles que produzem a viola braguesa", explicou o vereador Miguel Bandeira, sublinhando que "era importante dar este passo ambicioso e avançar para o processo de certificação, garantindo desta forma a sua preservação, promoção e manutenção dos padrões de qualidade definidos".

Por razões culturais e económicas, concentra-se no concelho de Braga um vasto número de produtores de referência de instrumentos musicais, nomeadamente violão, bandolim, viola braguesa e cavaquinho.

A existência da viola braguesa, também designada por viola de Braga, surge documentada desde inícios do século XVII e é o instrumento mais popular do Noroeste português, nomeadamente entre o Douro e o Minho.

Já os primeiros registos documentais, com 400 anos, dão conta de que a viola de Braga se toca a solo ou no acompanhamento do canto em ‘rusgas’, ‘chulas’ e ‘desafios’.
viola braguesa Património da Câmara de Braga Miguel Bandeira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)