Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Vitela à moda de Fafe já tem mais de 200 anos

As mais de dez mil refeições servidas rendem aos comerciantes mais de 120 mil euros.
Secundino Cunha 2 de Setembro de 2016 às 09:00
Vitela assada à moda de Fafe é mote para um festival, que terá lugar de 16 a 18 deste mês e que deve atrair 15 mil pessoas
Vitela assada à moda de Fafe é mote para um festival, que terá lugar de 16 a 18 deste mês e que deve atrair 15 mil pessoas FOTO: Direitos Reservados
O Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe, que assinala este ano a terceira edição, decorre de 16 a 18 deste mês e, estima a organização, deve, nesses três dias, ser visitado por mais de 15 mil pessoas.

A vitela assada em forno de lenha é o prato típico das terras de Fafe desde pelo menos o início do século XIX. As referências mais antigas apontam para a confeção desta iguaria pelas ordens religiosas, ainda antes da expulsão de 1834. Além disso, há referências à vitela à moda de Fafe na obra de Camilo Castelo Branco, ainda antes do grande romancista se ter fixado na casa de S. Miguel de Seide.

"Este festival serve para mostrar ao País a qualidade deste prato e também para dizer que o melhor sítio para comer a vitela assada é Fafe", diz Pompeu Martins, o vereador da Cultura.

Falando a propósito da próxima edição do certame, Pompeu Martins disse estar seguro de que o festival gastronómico dedicado à vitela assada, ajuda "a consolidar um património imaterial" do concelho, que considerou ser a receita da vitela assada à moda de Fafe.

Em 2015, foram servidas nos três dias de certame mais de dez mil refeições, o que corresponde a cerca de três toneladas de vitela e a uma faturação superior a 120 mil euros. Além do impacto económico direto na restauração e hotelaria durante o evento, o vereador sublinha que muitas pessoas que estiveram no festival, em 2014 e 2015, acabaram por regressar várias vezes a Fafe, ao longo do ano, para consumirem a vitela.

O espaço onde decorre a feira tem mais de 1500 metros quadrados e a vitela é precedida de bolinhos de bacalhau, pataniscas, alheiras ou moelas.
moda vitela Fafe Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)