Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

11 mil ‘troikam’ crise pelo Carnaval

A sugestão estava logo no tema: ‘Troika a crise pelo Carnaval de Loulé’. E o repto foi ontem aceite por milhares de pessoas que marcaram presença no primeiro dia de desfile na cidade algarvia. De acordo com a organização, 11 mil pessoas foram até à avenida José Costa Mealha para o primeiro de três corsos em Loulé.

19 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Pouca roupa e muito samba no primeiro dia de corso
Pouca roupa e muito samba no primeiro dia de corso FOTO: Luís Costa

O sol da tarde ajudou a aquecer o ambiente – e as bailarinas de samba, como é tradicional, com pouca roupa. E no meio de um mar de cor, música e alegria, os 15 carros alegóricos desfilaram pela rua, acompanhados pelos 600 figurantes e milhares de populares.

Além das bailarinas, também os carros com figuras políticas chamaram a atenção dos foliões. Em particular, as Angela Merkel e Sarkozy, que juntos, surgiram a conduzir a Europa.

O Carnaval de Loulé continua hoje – o dia em que são esperados mais visitantes – e, depois na terça-feira. Este ano, a organização preferiu não realizar desfile na segunda-feira.

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS PROTESTO EM SÃO BENTO

Mais de duas centenas de representantes do Carnaval de Torres Vedras deslocaram-se, ontem à tarde, ao Palácio de São Bento, Lisboa, para protestarem contra a ausência de tolerância de ponto. A manifestação incluiu a entrega de um cabaz na residência oficial do primeiro-ministro, Pedro Passo Coelho, com livros que explicam a tradição e importância do Carnaval para a região.

"Com esta forma de protesto cheia de humor e alegria pretendemos contagiar o primeiro-ministro com o espírito do Carnaval", disse Carlos Miguel, presidente da câmara, depois de, acompanhado pelo rei e rainha do desfile, ter deixado o cabaz em São Bento.

O Carnaval de Torres Vedras é dos mais antigos do País e espera receber 50 mil visitantes.


BAIXA ENCHEU-SE POR UM DIA

As ruas da Baixa de Lisboa animaram-se ontem, com dezenas de foliões que participaram num desfile que ligou a praça do Comércio ao Rossio. Alunos de escolas lisboetas e elementos ligados a juntas de freguesia deram, assim, mais cor a ruas habitualmente pouco movimentadas ao fim-de-semana. No Rossio, a animação prosseguiu com um concerto dos Expensive Soul.

CARNAVAL TROIKA ENTRUDO LOULÉ TORRES VEDRAS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)