Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

12 MIL INFECTADOS COM VIH

Os consumidores de drogas por via endovenosa são o maior grupo de indivíduos infectados com o vírus da sida, constituindo 48,4 por cento do total dos doentes, o que corresponde a 11 991 toxicodependentes.
12 de Outubro de 2004 às 00:42
O segundo maior número de casos de infecção é por transmissão sexual heterossexual, com 33,6 por cento dos casos, o que representa 8324 indivíduos. Seguem-se os contágios por via homossexual masculina (11,9 por cento, com 2948 casos). As restantes formas de transmissão correspondem a um total de 6,1 por cento.
Apesar de já se falar do vírus da sida há duas décadas, ainda persistem ideias erradas e muito desconhecimento, conforme revela o ‘Inquérito às opiniões: atitudes, conhecimentos e comportamentos face à sida’, elaborado por Fausto Amaro, ao qual respondeu um milhar de portugueses.
21 por cento dos inquiridos acham que o VIH transmite-se pela picada de mosquito, 37 por cento vê risco de infecção no uso de sanitários públicos, 18 por cento por partilha de refeição com seropositivo e 22 por cento não concorda que criança infectada frequente a mesma escola que as outras crianças.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)