Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

1,5 milhões para obras em estradas no Algarve

Serão feitos trabalhos de reparação de pavimento num total de 130 quilómetros.
José Carlos Eusébio 19 de Setembro de 2020 às 10:11
Troços da EN125 na zona do Sotavento vão ser sujeitos a reparação
Troços da EN125 na zona do Sotavento vão ser sujeitos a reparação FOTO: André Cravinho
A Infraestruturas de Portugal (IP) iniciou os trabalhos de reparação e beneficiação do pavimento nas estradas que integram a rede da Subconcessão do Algarve Litoral. No total, as intervenções abrangem uma extensão de 130 quilómetros, representando um investimento de 1,5 milhões de euros.

Segundo a empresa pública, as obras têm como objetivo "restabelecer as condições mínimas de segurança em troços da responsabilidade da subconcessionária Rotas do Algarve Litoral", dado "o incumprimento contratual por parte da subconcessionária na execução dos trabalhos".

Além da beneficiação do pavimento, será efetuada a substituição e reparação da sinalização, horizontal e vertical. Os trabalhos têm um prazo de execução de quatro meses, segundo revela a IP.

Portagens cobrem 20% dos encargos na Via do Infante
No primeiro trimestre deste ano, os encargos brutos com a Concessão Algarve atingiram os 20,6 milhões de euros. As receitas provenientes das portagens na A22 (Via do Infante) só cobriram 20% dos custos. Em relação a igual período de 2019, as receitas caíram 30%, passando de 7,7 para 5,4 milhões de euros. Assim, o défice para o Estado cifrou-se em 15,2 milhões euros, revela o relatório sobre as Parcerias Público-Privadas da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos.

PORMENORES
Obras em dez estradas
No Sotavento, serão intervencionados troços da EN125, EN270, EN396 e EN398. No Barlavento, vão ser realizadas obras no IC1, EN124, EN124-1, EN266, EN268 e EN395(IC1).

Trânsito condicionado
As obras vão implicar o condicionamento de trânsito, com a circulação a efetuar-se de forma alternada à passagem no local dos trabalhos.
Ver comentários