Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

1.600 CRIMES JULGADOS EM AVEIRO

Começa hoje na sala de sessões da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, Aveiro, o julgamento de um processo gigante, com mais de 15 mil páginas, onde 22 arguidos são acusados de 1.600 crimes.
11 de Novembro de 2002 às 09:05
1.600 CRIMES JULGADOS EM AVEIRO
1.600 CRIMES JULGADOS EM AVEIRO
O julgamento devia ter começado no passado dia 3 de Outubro, mas o colectivo de juízes, presidido por Paulo Valério, alegou necessitar de mais tempo para estudar o processo. Ao longo do julgamento vão ser ouvidas mais de 400 testemunhas, havendo já audiências marcadas para Janeiro do próximo ano.

No centro deste processo está o empresário Vítor I., empresário, 55 anos de idade, residente em Salir do Porto, Caldas da Rainha. Vítor é um dos quatro presos preventivos neste processo e está acusado de dois crimes de associação criminosa, 770 crimes de falsificação de documentos, 753 crimes de tentativa de burla qualificada e 98 crimes de burla qualificada.

Os factos do julgamento remontam ao período de 1998 a 2000, durante o qual Vítor pôs em prática um esquema para burlar empresas, seduzindo-as como fornecedoras de mercadorias para exportação, mas arrecadando os resultados das vendas, sem pagar ao fornecedor. Calcula-se que cerca de 400 empresas tenham sido burladas desta forma, muitas delas da zona da Bairrada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)