Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

18 anos por matar a mulher

O homem que matou em 2006 a mulher à pancada em Moura foi ontem condenado pelo tribunal local a 18 anos de prisão. Os juízes e jurados deram como provada a prática de um crime de homicídio qualificado através de violentas agressões na cabeça da vítima. Levaram também em consideração o facto de o arguido nunca ter mostrado arrependimento.
12 de Fevereiro de 2008 às 00:30
O agressor, Nelson Pica, de 27 anos, disse na última audiência que se lembrava de ter agredido a pontapé Carla Falé, na altura com 21, e que desconhecia se os ferimentos tinham levado à morte da sua mulher. Na leitura da sentença, o presidente do colectivo de juízes referiu que o agressor levou a vítima até uma ermida nos arredores de Moura, onde lhe desferiu com as botas de biqueira de aço que calçava um número indeterminado de pontapés na cabeça que provocou vários traumatismos e a morte. Nelson Pica simulou depois uma “atabalhoada violação”, levou o corpo para um buraco e tapou-o com um cepo de oliveira. Descoberto o cadáver, a investigação conduziu até Nelson Pica, que foi detido pela PJ no dia seguinte – depois de ter sido detectado sangue da sua mulher nas botas.
Tal como o CM já tinha noticiado, o crime foi motivado por ciúmes. O casal, que tinha um filho menor que está agora com os avós maternos, atravessava um complicado processo de divórcio, com ameaças e discussões. Nelson Pica descobriu que a sua mulher tinha uma relação com outro homem e no dia 2 de Outubro, depois de Carla ter saído de casa para ir comprar um par de ténis ao irmão, foi apanhada pelo marido que a levou de carro até à ermida para consumar o crime.
REACÇÕES
FAMÍLIA
Carlos Falé, pai da vítima, disse ao ‘CM’ que a família irá concentrar esforços para garantir a guarda definitiva do neto. “A condenação não foi justa mas está decidida. Agora espero que não me tirem o menino”, disse.
DEFESA
O advogado de Defesa do homicida, Manuel Belchior Sousa, admitiu ontem recorrer da decisão depois de analisar o acórdão.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)