Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

18 mil idosos estão sozinhos em casa (COM VÍDEO)

Vimioso é o concelho do País com mais idosos em situação de abandono ou isolamento, de acordo com a operação ‘Censos Sénior 2012’ da GNR, cujos resultados foram ontem divulgados.
7 de Março de 2012 às 01:00
Maria Marques tem 97 anos e vive no Algarve
Maria Marques tem 97 anos e vive no Algarve FOTO: Miguel Veterano Júnior

Em Vimioso estão nesta situação 626 pessoas. Segue-se o concelho de Castelo Branco (572) e o de Montemor-o-Novo (500). A nível distrital, o campeão do envelhecimento e do isolamento é Bragança, com 2442 idosos a viver nessas circunstâncias.

E é precisamente no distrito de Bragança, mais precisamente no concelho de Vinhais, que fica a aldeia de São Jumil. Não tem transportes públicos e o supermercado mais próximo fica a 15 quilómetros. Há mais de 20 anos que não nasce ali uma criança.

"O pior é quando chegares à minha idade", diz Iracema Prazeres, de 80 anos, uma das quatro dezenas de pessoas de São Jumil. Vive com o marido, depois de ter criado seis filhos. Entretêm-se a lavrar a terra e vão tomando conta uns dos outros.

A nível nacional, a operação da GNR identificou 18 082 idosos a residirem sozinhos e 2483 em locais isolados. E há 2436 em ambas as situações: sozinhos e isolados. Totalizam 23 001, mais 7405 do que os contabilizados em 2011.

No Algarve, a GNR registou 597 idosos sós ou em locais isolados. Amélia e Maria são centenárias, viúvas e as duas pessoas mais velhas do Algarve a morar em locais isolados.

Amélia Martins Dores vive no sítio da Casa dos Pires em Paderne, Albufeira, e ‘ganha’ por três meses a Maria Marques, das Casas de Odelouca, Silves. A primeira completou os 100 anos a 7 de Setembro passado. O Correio da Manhã encontrou--a sozinha em casa, onde, revelou, "vive com a filha, de 64 anos, mas que, coitadinha, é obrigada a trabalhar". Ao lado vive a irmã, surda, de 90 anos. "Governo-me mais ou menos."

Idosos Isolados Censos GNR
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)