Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

1,8 milhões para instalações das ‘secretas’ no Algarve

Concurso para construção do edifício já foi aberto.
José Carlos Eusébio 31 de Março de 2019 às 10:44
‘Cidadela’ de proteção e segurança vai ficar junto ao  heliporto de Loulé
‘Cidadela’ de proteção e segurança vai ficar junto ao heliporto de Loulé FOTO: André Cravinho
O Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) vai dispor de instalações construídas de raiz no Algarve, apurou o CM.

O novo edifício ficará localizado na cidade de Loulé, representando um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros por parte da Câmara de Loulé.

As novas instalações das ‘secretas’ serão construídas na chamada ‘cidadela’ de proteção e segurança do Algarve, próximo do heliporto de Loulé.

A obra tem um prazo de execução previsto de 640 dias, a contar da data de adjudicação, segundo consta do concurso público já aberto pela autarquia. Desta forma, os serviços do SIRP no Algarve deixarão de estar sediados na cidade de Faro.

O novo edifício deverá ser composto por um piso térreo e cave, com a construção de um muro alto e vedação e a instalação de um sistema de videovigilância para garantir a segurança das instalações.

PORMENORES
‘Cidadela’ de segurança
Loulé vai acolher na ‘cidadela’ de proteção e segurança, além do SIRP, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, o Comando Territorial da GNR na região e as instalações do Instituto de Emergência Médica no Algarve (com a reativação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Algarve).

Equipamentos existentes
Nesta zona da cidade, junto ao nó da A22, já existem atualmente o quartel de Bombeiros Municipais de Loulé e o heliporto, onde está em permanência um helicóptero do INEM.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)