Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Bombeiros salvam mulher da morte

Voluntários pediram o fecho das comportas da barragem para evitar que a vítima fosse sugada.
Manuel Jorge Bento 10 de Outubro de 2014 às 12:51
Mulher foi retirada do rio pelos bombeiros e transportada para o Hospital de Famalicão
Mulher foi retirada do rio pelos bombeiros e transportada para o Hospital de Famalicão FOTO: Santo Tirso TV

"É um dia histórico que nos limpa a alma e enche de orgulho porque salvámos mais uma vida", confessou André Morais, segundo-comandante dos Bombeiros de Riba de Ave, que resgataram uma mulher de 40 anos que caíra ao rio Ave, pelas 09h40 de ontem, na ponte de Caniços. A vítima flutuou durante uma hora e meia entre a travessia – que une Rebordões, Santo Tirso, e Bairro, Famalicão – e a barragem. Foi retirada junto à rua do Rio.

"Uma mulher ia levar o filho à escola, viu alguém a cair ao rio e ligou para as autoridades, dizendo que era um homem de meia idade", referiu ao CM Manuela Alves, que mora junto à ponte. Os Bombeiros de Riba de Ave percorreram as duas margens e solicitaram ajuda à corporação de Santo Tirso. "Percebemos que a vítima respirava e pedimos para fecharem as comportas da barragem, para evitar que ela fosse sugada para as turbinas. Colocámos dois homens no leito do rio para puxarem para terra a vítima, que estava inconsciente", explica André Morais. A mulher, que reside em Ruivães, Famalicão, estava em hipotermia. Foi assistida pelos bombeiros e pelo INEM, e transportada para o Hospital de Vila Nova de Famalicão, já fora de perigo.

"Foi um orgulho comandar os elementos desta corporação que se uniram; têm família e mesmo assim colocaram a sua vida em risco para salvar outra", indicou o segundo-comandante dos Bombeiros de Riba de Ave.

A operação de resgate contou com a colaboração da GNR desta vila e da Polícia Municipal de Santo Tirso.

bombeiros salvamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)