page view

Autarca de Macedo de Cavaleiros ‘troca’ câmara por bloco operatório

Benjamim Rodrigues, ortopedista, vai exercer medicina ‘pro bono’ às segundas-feiras.

09 de outubro de 2018 às 08:54

O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros e médico ortopedista, Benjamim Rodrigues, vai voltar a operar na Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), mas agora ‘pro bono’ (gratuitamente), porque a nova lei não permite acumular funções.

As circunstâncias levaram o autarca a aceitar este novo desafio "este ano, pela saída de alguns profissionais, uns para o litoral, outros por reforma, outros por baixa médica, ficou um dos horários do bloco operatório a descoberto", explica o edil, que volta assim a abraçar o exercício médico.

Trata-se de cirurgias programadas, à segunda-feira, durante algumas horas: "Podemos chegar às 100 cirurgias por ano. Podemos ter 100 utentes mais felizes, com os seus problemas resolvidos", acrescenta Benjamim Rodrigues, que salienta que por isso é uma ajuda para diminuir as listas de espera.

O trabalho na câmara municipal fica, garante, assegurado, sem qualquer prejuízo: "Não compromete de todo. Nesse horário (em que acontecem as operações) tinha atribuída uma reunião semanal com os elementos do executivo. Já decidimos fazê-la num horário noturno." Uma maior carga horária que faz "com gosto".

Os doentes também estão felizes com o regresso do médico: "Muita gente tem manifestado a sua satisfação, porque já eram seguidos por mim. Penso que vai ser bom para todos", diz.

Benjamim Rodrigues integrava o quadro de médicos ortopedistas da ULSNE, no Hospital de Macedo de Cavaleiros. Um serviço já por diversas vezes distinguido pela Entidade Reguladora da Saúde com o nível máximo de excelência clínica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8