page view

Caixas de fruta escondiam 350 quilos de cocaína no Porto de Setúbal

Droga estava em 10 sacos de desporto, entre caixas de bananas e ananases num contentor.

15 de fevereiro de 2019 às 09:05
A carregar o vídeo ...

Caixas de fruta escondiam 350 quilos de cocaína no Porto de Setúbal

Para a Autoridade Tributária (AT) e Aduaneira era mais uma operação de rotina. Foi feito um pedido para vistoriar sete contentores no porto de Setúbal e logo ao primeiro os inspetores encontraram 10 malas de desporto escondidas entre várias caixas contendo bananas e ananases. Dentro dos sacos pretos foram descobertos 350 quilos de cocaína, com um valor aproximado de 20 milhões de euros. Foi depois acionada a Judiciária.

Para já não foram feitas quaisquer detenções, mas as autoridades procuram agora encontrar a resposta para várias perguntas, nomeadamente quem enviou a droga desde a Costa Rica – país onde embarcou no cargueiro, de bandeira italiana, ‘Cala Pedra’ – e qual era o seu destino final. Pela quantidade de cocaína, existe a possibilidade de a droga ter como destino final outros países europeus.

Segundo o Correio da Manhã conseguiu apurar, o cargueiro – que era proveniente do porto Puerto Moin, na Costa Rica, América do Sul –, chegou ao Terminal Multiusos de Setúbal 1, descarregou vários contentores naquele local contendo carga diversa e zarpou ainda durante a noite de quarta-feira.

Na manhã de quinta-feira, um dos inspetores da Autoridade Tributária e Aduaneira foi elevado por um porta paletes para poder espreitar, por cima, para o fundo do contentor, detetando de imediato um espaço suspeito no interior. Logo por trás da primeira fila de caixas contendo fruta foram então descobertos pela AT os sacos com a droga, numa das maiores apreensões do género feitas naquele local.

PORMENORES

Autoridade Tributária e Judiciária em silêncio

O CM tentou obter informações desta operação junto da Autoridade Tributária e Aduaneira – através do Ministério das Finanças – e da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, mas ambas se remeteram ao silêncio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8