page view

Piloto desmaia durante voo e colega de férias ajuda copiloto a aterrar em segurança

Apesar de o piloto ter sido hospitalizado, o seu estado de saúde não preocupa.

27 de agosto de 2019 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Piloto desmaia durante voo e colega de férias ajuda copiloto a aterrar em segurança

O piloto de 40 anos perdeu os sentidos, esta segunda-feira de manhã, precisamente quando se encontrava no cockpit do avião, que tinha descolado de Manchester em direção ao Funchal.

O desmaio do comandante do Boeing 757 gerou grande preocupação entre os tripulantes da companhia área inglesa Jet2.

Passageiros relatam que um outro piloto, que estava de férias, ajudou o copiloto a aterrar em segurança no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia. O comandante foi assistido pelo INEM e transportado para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.

"Um piloto também da Jet2 seguia no avião como passageiro e quando percebeu o que estava a acontecer entrou logo no cockpit e ofereceu a sua assistência", confirmou ao CM Phill Woollen, um dos passageiros.

A mesma informação foi confirmada por outros passageiros à imprensa britânica. Os relatos dão conta de que o piloto que estava de férias esteve sempre ao lado do copiloto no cockpit, vigiando de perto o que estava a ser feito e dando conselhos. Só saiu quando o avião já estava em terra.

Ao jornal ‘Daily Mail’, Tracey Jayne, uma outra passageira, descreveu, no entanto, que a situação causou alguns momentos de pânico. "Foi um bocado assustador e quando o avião começou a descer todos os passageiros estavam apreensivos", explicou a passageira.

Apesar de o piloto ter sido hospitalizado, o seu estado de saúde não preocupa.

Segundo a ANA-Aeroportos, a pista de aterragem esteve encerrada durante 33 minutos (fecho às 10h27 e reabertura às 11h00). 

PORMENORES

Novo avião

O gabinete de comunicação da Jet2 deu conta ao CM de que acionou um avião de reserva e uma nova tripulação para levar os passageiros para o Funchal. A partida estava prevista para o final do dia.

Queixas

Os passageiros permaneceram sempre na zona de embarque à espera do novo avião. Nas redes sociais somaram-se queixas relativamente à alimentação que foi disponibilizada.

Vários meios

Várias corporações foram colocadas logo em alerta. O objetivo passou por ter todos os meios disponíveis caso o avião não conseguisse aterrar em segurança, o que não se verificou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8