page view

Artigo exclusivo

Ex-técnico de telecomunicações ataca idosos em casa para sustentar mulher no Porto

Sacou mais de 30 mil euros a enganar vítimas com falsas reparações do serviço de televisão.

02 de maio de 2021 às 01:30

O processo diz que o arguido utilizava o dinheiro do crime para sustentar a mulher e a enteada. Esta era a única fonte de rendimento da família. Terá lucrado mais de 30 mil €. O arguido, de 34 anos, está em prisão domiciliária. Foi acusado de sete crimes de furto qualificado e vai ser julgado este mês no tribunal de S. João Novo, no Porto.

O primeiro ataque ocorreu na noite de 13 de janeiro na avenida da Boavista. Foi à casa de uma idosa de 84 anos e inventou que os serviços de cabo tinham anomalias. Pediu-lhe para ela pressionar continuamente uma tecla do comando, enquanto ele remexia nas divisões à procura de artigos de valor. Fugiu com alianças e anéis de ouro e prata, num valor que ultrapassa os seis mil euros.

O segundo assalto, no centro do Porto, foi o mais rentável. Furtou pulseiras, anéis, relógios, cordões e brincos num total de 10 mil € em artigos. À vítima, pediu apenas para ir mudando de canal. O método de atuar era sempre o mesmo. Escolhia vítimas mediante a idade - de preferência os mais fragilizados e indefesos - e mal entrava nas casas encenava tudo.

pormenores

Acreditavam

Identificava-se sempre como técnico da empresa por cabo que sabia que as vítimas eram clientes. Em algumas situações, quando já tinha os artigos, dizia que voltava no dia seguinte e fugia.

Vítimas sozinhas

O ladrão inventava falhas gerais no serviço ou anomalias na box ou no router do serviço de televisão por cabo. Dizia ainda que iria melhorar os sinais dos serviços. As vítimas viviam sempre sozinhas.

Pressionar tecla

No caso da idosa de 97 anos, que vive em Gaia, o ladrão inventou que iria fazer uma reparação. Bastou que lhe pedisse para pressionar a tecla amarela do comando. Fugiu com fios de ouro e prata.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8