page view

Já é conhecida a identidade do piloto espanhol que morreu na colisão de aeronaves em Beja

Festival aéreo foi interrompido. Acidente fez ainda um ferido, de nacionalidade portuguesa.

02 de junho de 2024 às 16:28
A carregar o vídeo ...

Aeronave despenha-se durante Air Show de Beja

Manuel Rey, um piloto de nacionalidade espanhola, da patrulha Yakstars, morreu depois de uma aeronave se despenhar, este domingo, na sequência de uma colisão durante o Air Show de Beja, que reúne dezenas de aviões e helicópteros militares. A identidade do piloto foi avançada pela imprensa espanhola. Um português de 37 anos ficou ferido na sequência do acidente e foi transportado para o Hospital de Beja, teve alta pelas 21h30.

Devido ao acidente o festival aéreo foi interrompido, segundo informação da Força Aérea Portuguesa.

O alerta foi dado pelas 16h05.

De acordo com testemunhas, o acidente envolveu aeronaves da patrulha acrobática YAK STARS, a "maior equipa civil de exibição acrobática existente no sul da Europa", segundo a descrição da Força Aérea no programa do evento.

Uma fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse à Lusa que o organismo já fez deslocar uma equipa para a Base Aérea N.º 11, de Beja.

"O GPIAAFF está a articular-se com a Força Aérea no que diz respeito às atividades de investigação", visto que o festival em que ocorreu o acidente "é organizado e tem espaço aéreo controlado" por este ramo das Forças Armadas, acrescentou.

A Yakstars, de acordo com a página de Internet da Força Aérea, é uma equipa de exibição acrobática, a primeira da história da aviação ibérica militar e civil, composta por pilotos de ambos os países.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou este domingo "grande consternação, solidariedade e pesar à Força Aérea Portuguesa", na sequência do acidente num festival aéreo em Beja que causou um morto.

"Quero manifestar toda a solidariedade e disponibilidade do Governo para poder minimizar os danos que são sempre irremediáveis, no caso da vida", disse o chefe do Governo durante a intervenção na conferência dos 136 anos do Jornal de Notícias, na Casa da Música, no Porto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8