Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

21 viaturas da PSP estão sem inspecção

Vinte e uma viaturas do Comando da PSP de Faro circulam há vários meses sem inspecção periódica.

26 de Junho de 2012 às 01:00
Sindicato denuncia que em causa estão carros-patrulha, descaracterizados e de transporte
Sindicato denuncia que em causa estão carros-patrulha, descaracterizados e de transporte FOTO: Raúl Coelho

A obrigatoriedade de os veículos da PSP serem inspeccionados não é reconhecida pelo comandante desta unidade, intendente Vítor Rodrigues, que ainda assim assegurou ao CM que a situação está "progressivamente" a ser regularizada. No entanto, fonte oficial da Direcção Nacional da PSP admitiu ao CM que as viaturas desta força devem ser inspeccionadas.

A denúncia foi feita pelo Sindicato Unificado da PSP. "As viaturas em causa são carros--patrulha, carros descaracterizados e pesados de transporte de cães e agentes", explicou ao CM Peixoto Rodrigues, presidente. Para o dirigente sindical, o Código da Estrada é claro quanto à obrigatoriedade de inspecção dos carros--patrulha. "O artigo 120º do capítulo V do Código da Estrada não isenta a PSP", explicou o dirigente, lembrando que "está em causa a segurança dos agentes e dos outros utentes das vias". Apesar de discordar, o comandante da PSP de Faro explicou que houve um "atraso na contratualização com um centro de inspecções".

O mesmo responsável garante que o problema está ultrapassado e "já há carros a serem inspeccionados". Os agentes que andam com carros sem inspecção "têm ordens para reportar problemas com as viaturas", assegurou.

SILVES TEM 30 CARROS SEM INSPECÇÃO

Igualmente sem inspecção periódica estão 30 viaturas da Câmara de Silves, paradas por essa razão, tal como o CM já noticiou. A autarquia garantiu que não estão avariadas, mas que ainda não consegui libertar os fundos para irem à inspecção. Em causa está uma verba que ronda os mil euros. Ao CM, a presidente Isabel Soares justificou que, por via da nova legislação decorrente do programa de auxílio financeiro a Portugal, as autarquias não podem assumir novos compromissos sem terem dinheiro disponível. Nem que sejam só mil euros. O problema tem sido ultrapassado com medidas de "gestão, organização e boa-vontade".

FARO CARROS INSPECÇÃO POLÍCIA PSP
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)