Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

26 concelhos em risco de incêndio

Vinte e seis concelhos de Portugal continental apresentam esta quinta-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
6 de Outubro de 2011 às 08:33
Risco de incêndio é elevado
Risco de incêndio é elevado FOTO: d.r.

Os distritos com mais concelhos em risco máximo de incêndio são Viseu (Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Mangualde) e a Guarda (Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Celorico de Basto, Guarda e Sabugal).

Também com concelhos com risco máximo de incêndio estão os distritos de Leiria e Castelo Branco (três), Santarém, Porto e Aveiro (dois) e Braga (um).

Os dados disponíveis no site de Internet do IM apontam ainda para um risco muito elevado de incêndio nos distritos de Viseu (16 concelhos), Santarém (onze), Leiria (nove) e Guarda e Coimbra (oito).

Igualmente com risco muito elevado de incêndio estão concelhos dos distritos de Braga, Bragança, Porto e Castelo Branco (sete), Vila Real, Portalegre e Faro (seis), Setúbal (cinco), Viana do Castelo, Aveiro e Évora (dois) e Beja (um).

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo deste risco é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Protecção de Civil (ANPC) registou 266 incêndios, que foram combatidos por 3440 bombeiros com o auxílio de 921 veículos.

O IM prevê para esta quinta-feira em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, temporariamente nublado por nuvens altas nas regiões Norte e Centro e pequena descida da temperatura máxima no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 31 graus Celsius, em Faro de 30 e no Porto de 25.

Incêndio Meteorologia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)