Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

3000 euros contra a droga

O Instituto Português da Juventude (IPJ) vai financiar até três mil euros projectos que promovam a saúde juvenil e estilos de vida saudável junto dos rapazes e raparigas dos 12 aos 25 anos.
12 de Agosto de 2008 às 00:30
Várias iniciativas irão decorrer em 2009 para incentivar os jovens para a alimentação saudável e o exercício
Várias iniciativas irão decorrer em 2009 para incentivar os jovens para a alimentação saudável e o exercício FOTO: direitos reservados

A forma de passar a mensagem destes projectos, no âmbito do Programa Cuida-te, é inovadora, uma vez que envolve professores e todos os agentes de acção educativa, como pais, dirigentes associativos juvenis e profissionais de saúde.

Susana Ramos, vice-presidente do IPJ, sublinha ao CM a importância dos projectos. "Através de uma forma lúdica e atractiva pretende-se que os jovens captem a mensagem. As acções irão incentivá-los para uma alimentação saudável e para a prática de estilos de vida saudáveis, que passam por prevenir comportamentos de risco e consumos nocivos, como o álcool e as drogas, e promover a saúde sexual e reprodutiva."

A informação a passar será dada através de iniciativas como o teatro-debate, gabinetes de saúde juvenil, espaços de aconselhamentogratuitos, anónimoseconfidenciais e serão criadas unidades móveis para a deslocação a escolas.

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Juventude, com a entrada gratuita em transportes, museus , palácios, piscinas, espectáculos e feiras, para os jovens dos 12 aos 25 anos.

 

Ver comentários