Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

39 crimes com carros de luxo

'Miguel dos Ferraris' foi mecânico de Angélico.
Miguel Curado 2 de Dezembro de 2015 às 19:23
'Miguel dos Ferraris' era amigo  e mecânico de Angélico Vieira. Ficou conhecido por andar em carros de luxo
'Miguel dos Ferraris' era amigo e mecânico de Angélico Vieira. Ficou conhecido por andar em carros de luxo FOTO: DR
Dez anos seguidos a viver de burlas com automóveis e de furtos de veículos valeram a Luís Miguel de Jesus, conhecido por ‘Miguel dos Ferraris’ – mecânico de automóveis que trabalhou para o falecido ator Angélico Vieira –, uma acusação por 39 crimes. O homem foi acusado pelo Ministério Público (MP) de Sintra e vai a julgamento com mais cinco arguidos.

Os amigos e conhecidos habituaram-se a ver ‘Miguel dos Ferraris’, de 46 anos, sempre com carros de luxo. A alcunha, por isso, não demorou a colar. Mecânico de profissão, recebeu inúmeras viaturas para reparação que, segundo o MP de Sintra, depois não chegou a devolver aos legítimos proprietários.

Uma das primeiras vítimas de ‘Miguel dos Ferraris’ foi um dos donos da cadeia de ourivesarias Torres. Segundo a acusação, o mecânico recebeu do empresário João Arez Torres, para reparação, em 2005 e 2013, dois carros desportivos, de coleção, avaliados em 50 mil euros.

Nas duas ocasiões prometeu reparar as viaturas e cobrou até dinheiro para comprar peças. Mas o MP de Sintra acredita que as viaturas tiveram matrículas falsas postas e documentos falsificados por ‘Miguel dos Ferraris’. João Arez Torres nunca recebeu os veículos.


Uma outra vertente da atividade de Luís Miguel de Jesus passou pelo aluguer de carros, que lhe eram trazidos pelos outros quatro arguidos do processo e que depois foram também alvo de viciação. ‘Miguel dos Ferraris’ vai assim a julgamento por onze crimes de abuso de confiança, oito de burla qualificada, um de extorsão, 15 de falsificação de documentos, três de recetação e ainda um de furto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)