Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

40 PONTES EM RISCO

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação afirma existirem em Portugal 160 pontes com problemas de manutenção e 40 em risco. Carmona Rodrigues adianta ainda que já foram fechadas três pontes por motivos de segurança.
22 de Setembro de 2003 às 14:31
Em entrevista ao jornal “Diário de Notícias”, publicada esta segunda-feira, o governante revelou também que, das 40 pontes onde foram detectadas situações de risco, duas têm mesmo de ser substituídas, uma em Alijó (Vila Real) e outra em Portela (Coimbra).
Carmona Rodrigues anunciou que o Instituto de Estradas de Portugal (IEP) elaborou já um programa com o objectivo de reparar as 160 pontes com problemas. O ministro garantiu que em caso de risco e/ou de falta de verbas para as reparar, as pontes serão fechadas.
Em relação à queda, no passado dia 7, da ponte pedonal no IC19, que causou dois feridos graves, Carmona Rodrigues assinalou que dos processos instaurados até agora, para se averiguar responsabilidades, ainda não se apurou nada que prove ter havido negligência por parte do IEP.
O governante realça que a ponte pedonal sobre o IC19, via que liga Lisboa a Sintra, estava a ser reparada depois de ter sofrido um embate de um camião que danificou a estrutura. “O IEP reagiu logo, no sentido de proceder rapidamente à reparação. O IEP não foi negligente, antes pelo contrário, agiu com rapidez e prioridade”, sublinhou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)