Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

565 milhões de euros levam metro a Loures

O Metropolitano de Lisboa irá chegar ao Concelho de Loures por duas linhas. Em 2015 está prevista a extensão da linha amarela até ao Infantado. Um ano antes abre o prolongamento da linha vermelha até Sacavém, divulgou ontem a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, em Loures.
18 de Julho de 2009 às 00:30
565 milhões de euros levam metro a Loures
565 milhões de euros levam metro a Loures

É um investimento de 565 milhões de euros para a construção de 8,3 quilómetros de linha subterrânea e à superfície. O plano de expansão à cidade de Loures compreende 5,8 quilómetros e terá cinco estações: Codivel, Santo António dos Cavaleiros, Frielas, Loures e Infantado.

Esta obra representa 450 milhões de euros do bolo total e permite chegar em meia hora da estação do Marquês de Pombal (Lisboa) à do Infantado. Por sua vez, do Infantado a Odivelas o tempo de viagem será de 11 minutos. A construção deste troço da linha amarela irá beneficiar 79 mil habitantes das freguesias norte do concelho de Loures e também mais 170 mil habitantes dos concelhos de Mafra e Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, que nas deslocações para a capital poderão viajar de autocarro ou carro até Loures, fazendo o resto do percurso de metro.

Na ligação a Sacavém, serão por sua vez beneficiados 66 mil habitantes das freguesias ribeirinhas de Loures e outros 190 mil que vivem nos concelhos de Vila Franca de Xira e Alenquer. Esta extensão do metro representa um investimento de 115 milhões de euros, para uma extensão de 2,5 quilómetros. As duas novas estações serão Portela e Sacavém. A viabilidade da linha está dependente do alargamento, em construção, do metro ao aeroporto. Obra que deverá estar concluída em 2011 e a partir da qual sairá um ramal rumo a Sacavém a partir da estação de Moscavide. A viagem entre Sacavém e S. Sebastião, em Lisboa, terá uma duração de 16 minutos.

A extensão do metro ao quinto concelho mais populoso do País está prevista há três décadas pelo que o espaço está reservado no Plano Director Municipal. A obra arranca em 2012.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)