Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

À espera de colocação

Arranca hoje o concurso de educadores e professores do Ensino Básico e Secundário, com uma primeira inscrição obrigatória. Apesar de, legalmente, o prazo de início ter sido definido para Janeiro, o concurso vai começar atrasado.
14 de Fevereiro de 2005 às 00:00
Os professores podem fazer a pré-inscrição a partir de hoje
Os professores podem fazer a pré-inscrição a partir de hoje FOTO: José Barradas
Para as associações sindicais, o processo já começa mal. “A ministra da Educação garante que este atraso não vai trazer problemas por entender que tudo vai correr bem. Mas todos temos em mente o que se passou no ano passado”, afirma Mário Nogueira, coordenador do Sindicato dos Professores da Região Centro.
Para além de desconfiar do sucesso do concurso, o dirigente considera que se vai assistir ao agravamento da “precarização do emprego dos professores. Continuam a existir dez mil contratados e se o Ministério precisa de recorrer assim a tanta gente, então é porque não tem os quadros adequados às necessidades das escolas.”
Opinião partilhada por Anabela Delgado, da Fenprof, que não tem dúvidas de que a instabilidade no sector se vai agravar pelo número baixo de vagas abertas para o próximo ano lectivo. Ao todo, foram criadas 4330 em quadros de Escola. No entanto, o Ministério da Educação anunciou a extinção de 7358, a partir do momento em que fiquem livres. O que, para os sidicalistas, significa menos professores nos quadros.
Quanto à nova forma de concurso apresentada, Anabela Delgado considera que os erros não têm a ver com o formato. “Os problemas do ano passado resultaram de uma profunda incompetência.”
CONCURSO 2005/06
PROCESSO
A partir de hoje e até 1 de Março, os candidatos têm de fazer uma inscrição através da internet. Esta é a única forma de, mais tarde, efectivar a candidatura, que só poderá ser realizada depois da recepção de um código de acesso, a receber pelo correio até ao final da primeira semana de Março.
RESULTADOS
A partir de dia 7 do próximo mês tem início a candidatura, que decorrerá em três fases e tem fim previsto para 15 de Abril. De acordo com o ministério, as listas definitivas irão sair na terceira semana de Agosto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)