Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

A fé de 25 mil crianças

Os exemplos de Maria, mulher de "um bom coração", e do beato Francisco, que "dedicava muito tempo à oração", marcaram ontem a peregrinação das crianças ao Santuário de Fátima, este ano com o lema "Quero ter um coração bonito".
11 de Junho de 2009 às 00:30
Os balões simbolizam os corações a dirigir-se a Deus
Os balões simbolizam os corações a dirigir-se a Deus FOTO: Ricardo Graça

A missa, celebrada num altar instalado no meio do recinto, contou com a participação de 250 mil fiéis, 25 mil dos quais eram crianças e ocupavam toda a escadaria de acesso à Basílica do Santuário.

Em vários momentos da missa as crianças foram convidadas a demonstrar a sua fé, a rezar como Francisco e a partilhar os seus bens com "os meninos e as meninas mais necessitados". A todos os pedidos do presidente da celebração, D. Tomaz Nunes, as crianças foram dizendo que "Sim", num imenso coro.

Na sua homilia, D. Tomaz Nunes começou por destacar a "beleza extraordinária" do coração de Maria, mãe de Jesus, que viveu numa "obediência total a Deus", para depois convidar as crianças a "imitar a beleza do coração de Francisco".

O Francisco "era uma criança que dedicava muito tempo à oração e era capaz de deixar as brincadeiras para fazer companhia a Jesus no sacrário", disse D. Tomaz Nunes, salientando que o beato tinha "um coração bonito, porque foi sempre corajoso e fiel a Deus, apesar das ameaças e sofrimento por que passou".

O beato Francisco, que nasceu há cem anos, foi o grande inspirador desta peregrinação dedicada às crianças. Por ser "um exemplo de santidade", mas também pela sua "grande sensibilidade aos problemas e dificuldades dos outros" e pelo "carinho especial pelos doentes, por quem muito rezava e para quem tinha sempre uma palavra de ânimo e esperança", salientou o presidente da peregrinação.

CATEQUISTAS ANIMARAM GRUPOS

As crianças começaram a ocupar a escadaria do Santuário várias horas antes da missa, mantendo-se ocupadas a cantar com a ajuda dos catequistas que as acompanhavam. Identificadas pelas cores das camisolas e dos bonés, tiveram de esperar até ao fim da celebração para saber de que constava a "prenda surpresa" oferecida pelo Santuário de Fátima. Este ano receberam uma sacola com um livro de actividades e passatempos e uma fatia de bolo, por se celebrar a festa de aniversário de Francisco.

PORMENORES

ORATÓRIA COM FLAUTAS

Antes da missa, as crianças estiveram na breve cantata infantil "Mil e uma flautas para Jesus", em que todos os que levaram flauta e ensaiaram em casa participaram.

TRÂNSITO INTENSO

Todos os parques de estacionamento do Santuário esgotaram a capacidade e o trânsito processou-se com dificuldade nos principais acessos, em especial na A1, desde o início da manhã.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)