Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

“A Judiciária de Aveiro tem sido um exemplo”

Teófilo Santiago, Coordenador da Polícia Judiciária de Aveiro, fala ao CM sobre os 22 anos de existência daquela força.
27 de Setembro de 2008 às 00:30
“A Judiciária de Aveiro tem sido um exemplo”

Correio da Manhã – A Polícia Judiciária de Aveiro assinala 22 anos de existência. Como classifica o papel que tem desempenhado?

Teófilo Santiago – As razões que presidiram à criação do Departamento em Aveiro estavam, à data, relacionadas com segmentos muito específicos de criminalidade. Hoje as coisas são diferentes, mais generalizadas, mas temos de dizer que ao longo destes 22 anos foram produzidos resultados abonatórios para a PJ de Aveiro que, a meu ver, justificam a aposta feita.

– Acha então que estes departamentos continuam a fazer sentido face à nova lei orgânica?

– Não me parece que haja vontade de alterar a estrutura dessa forma. Não vejo esses sinais. Na minha opinião são estruturas de grande importância nos resultados operacionais da Polícia Judiciária e continuarão a ser.

– Como se sente o responsável da PJ Aveiro, tendo sido uma das figuras responsáveis pela sua abertura ?

– Fui o primeiro responsável desta casa, mas ao longo destes anos passaram por aqui muitas pessoas de valor que, em conjunto, tornaram este departamento em algo que, não sendo emblemático, tem sido reconhecidamente um exemplo.

– Como é para si, um Crachá de Ouro da Polícia Judiciária com várias funções desempenhadas na instituição, regressar ao departamento que viu nascer?

– Estive 12 anos fora de Aveiro e para mim voltar a liderar a equipa deste departamento é como um regresso a casa. Aqui encontrei uma grande tranquilidade. Independentemente dos desafios a que temos de dar resposta, é aqui que me sinto bem.

– Isso poderá indicar que pretende reformar-se em Aveiro?

– Digo apenas que gosto muito deste departamento e que, para mim, é quase como uma paixão.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)