Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

À PROCURA DE MAIS OBIKWELUS

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) apresentou um projecto ao Ministério da Educação para promover a prática de provas de velocidade nas escolas. A iniciativa foi bem aceite e tem já início marcado para o arranque do próximo ano lectivo.
24 de Agosto de 2004 às 00:00
O objectivo do ‘Mega Sprint’ é encontrar talentos para as provas rápidas, sem tradição em Portugal, e para o atletismo em geral, já que, segundo Jorge Vieira, director técnico nacional FPA, “essa é uma qualidade fundamental em qualquer atleta”. “Temos mantido conversações com o Gabinete Coordenador do Desporto Escolar desde há quatro meses e está assegurado que vamos ter campeonatos de provas de 40 e 60 metros nas escolas”, revelou ontem ao CM.
Jorge Vieira sublinhou a importância que a medalha de prata conquistada por Francis Obikwelu nos Jogos Olímpicos tem para a dinamização da iniciativa: “A primeira coisa que fiz assim que tive a certeza da medalha foi ligar ao José Santos, o técnico de velocidade da Federação, a dizer-lhe que tínhamos acabado de receber uma enorme ajuda para a projecção do ‘Mega Sprint’.”
O projecto vai arrancar num número ainda indeterminado de escolas para alunos com idades entre 10 e 17 anos. Os melhores de cada estabelecimento de ensino avançam para um campeonato concelhio, que dá acesso a outro de nível distrital, cujos vencedores disputam uma competição a nível nacional.
Na origem do ‘Mega Sprint’ está o facto de Portugal ser um país sem tradição em provas de velocidade e de esta ser cada vez mais uma qualidade fundamental nos atletas de alta competição. “As provas de velocidade são ideais para descobrir novos talentos para o atletismo porque um atleta rápido pode vir a ser saltador, velocista ou até fundista”, explica Jorge Vieira, apontando Rui Silva – que hoje disputa a final dos 1500 metros em Atenas (ver pág. 41) – como bom exemplo: “A velocidade que o Rui aplica na parte final das provas tem sido preponderante nos seus triunfos.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)