Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

"A 'Sagres' é um exemplo da nossa ligação ao mar" (COM VÍDEO)

“A ‘Sagres’ é um exemplo vivo da nossa ligação ao mar e, no actual momento que o País atravessa , o mar é uma janela de oportunidade”, afirma Sardinha Monteiro, comandante do navio-escola ‘Sagres’ – que comemora 50 anos ao serviço da Marinha portuguesa e 75 desde que foi lançado à água na Alemanha. No âmbito das comemorações, o navio está a partir deste sábado e até dia 12 aberto ao público na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.
4 de Fevereiro de 2012 às 03:00
Navio-escola fica até dia 12 na Gare Marítima de Alcântara
Navio-escola fica até dia 12 na Gare Marítima de Alcântara FOTO: Sérgio Lemos

Das três voltas ao Mundo que já fez e dos 60 países por onde passou, a imagem é quase sempre a mesma: "As reacções mais emocionadas são dos emigrantes. Eles sabem que está ali uma parte do País", explica o comandante Sardinha Monteiro.

O infante D. Henrique é a figura de proa e a Cruz de Cristo é o ex-libris do navio ‘Sagres'. Foi o símbolo da Ordem Militar de Cristo, fundada por  D. Dinis em 1317, na sequência da extinção da Ordem dos Templários. "Em todo o lado o navio é imediatamente reconhecido por ter nas velas a Cruz de Cristo. Depois, tem uma enorme beleza estética exterior e interior", conta o comandante do ‘Sagres'.

Durante estes 50 anos ao serviço da Marinha, o navio já formou centenas de cadetes e tem sido uma embaixada de Portugal no Mundo. Contando já com 166 portos estrangeiros visitados e mais de 575 mil milhas percorridas, "durante todo o tempo de navegação já fez mais do que três voltas ao Mundo", diz o comandante Sardinha Monteiro que, juntamente com toda a guarnição do navio, estará na Gare Marítima de Alcântara para receber todos os que queiram conhecer o navio-escola.

Sagres Marinha Navio-escola Marinha Mercante Cruz de Cristo Gare Marítima de Alcântara
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)