Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Abate ilegal de gado

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve ontem o proprietário de um talho do concelho de Baião, no distrito do Porto, por abater de forma clandestina ovinos e caprinos.
15 de Abril de 2006 às 00:58
Durante a operação, a equipa da ASEA apreendeu quatro ovinos e um caprino abatidos de forma ilegal, já que os animais foram mortos no talho em vez de ter sido num matadouro, como é obrigatório.
Manuel Lage, da ASAE, disse ao CM que a detenção do talhante resultou de uma investigação desenvolvida pelos inspectores da entidade, que tem funções de polícia criminal.
Aquele responsável referiu ao nosso jornal que “os animais estavam impróprios para consumo e podiam pôr em causa a saúde publica se entrassem no mercado.”
Acrescentou que os animais foram já destruídos numa unidade certificada para esse efeito.
Além disso, não tinham carimbos nem selos de proveniência, pelo que a investigação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica vai continuar até se descobrir a origem do gado abatido indevidamente.
O proprietário do talho vai ser apresentado à Justiça na segunda-feira. O crime é punido com uma pena que pode ir até três anos de prisão.
Manuel Lage disse ainda que este tipo de infracção é habitual nesta quadra, pois muitas “pessoas matam os cabritos sem respeitarem os preceitos legais e sem se aperceberem dos riscos que estão a correr”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)