Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Novos concursos para 63 médicos

Algarve e Lisboa e Vale do Tejo são as regiões com mais carência.
José Carlos Eusébio 28 de Junho de 2015 às 13:38
Para o Centro Hospitalar do Algarve, foram abertas 53 vagas para clínicos
Para o Centro Hospitalar do Algarve, foram abertas 53 vagas para clínicos FOTO: Nuno Jesus

Este mês foram abertos, pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, concursos para a contratação de 53 médicos, de várias especialidades, para o Centro Hospitalar do Algarve (CHA) e dez clínicos destinados aos centros de saúde da região.

As especialidades com mais vagas para os hospitais da região são as de Medicina Interna (10), Pediatria (6), Psiquiatria (5), Ortopedia (5), Ginecologia/Obstetrícia (4), Cardiologia (3) e Cirurgia Geral (3). Já em relação aos concursos para os centros de saúde, seis das 10 vagas – para médicos de Medicina Geral e Familiar – são destinadas ao Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento e as restantes quatro são para o Agrupamento Central.

A abertura destes procedimentos, de recrutamento simplificado, surge na sequência do despacho do secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, de 2 de junho, que definia as vagas, por região de saúde, para médicos que concluíram a formação especializada nas áreas hospitalar e de saúde pública, na primeira época deste ano.

O Algarve e Lisboa e Vale do Tejo são as duas regiões onde se verifica mais carência a nível de médicos, com o ministério da Saúde a privilegiar as duas zonas no programa de compensação financeira para os clínicos que as escolham.
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)