Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Absolvidos funcionários acusados de agressões a menores

Monitores estavam acusados de crimes contra nove jovens.
2 de Dezembro de 2016 às 18:38
Um funcionário do lar de cabeça baixa à saída do tribunal
Um funcionário do lar de cabeça baixa à saída do tribunal FOTO: CMTV
O Tribunal de Castelo Branco absolveu esta sexta-feira os 11 funcionários de uma instituição de acolhimento, situada em Louriçal do Campo, acusados de crimes de ofensa à integridade física qualificada sobre nove jovens.

Os 11 arguidos, monitores e técnicos da casa da Tapada da Renda, uma instituição de acolhimento em programa residencial especializado, situada em Louriçal do Campo, Castelo Branco, estavam acusados pelo Ministério Público de sete crimes de ofensa à integridade física qualificada.

O tribunal referiu que foram detetadas "várias contradições e discrepâncias" nos depoimentos dos ofendidos" e adiantou que houve "incongruências e falta de consistência" em alguns desses depoimentos.

"Com isto, não quer dizer que os jovens tivessem deliberadamente mentido, mas aumentaram muito o que aconteceu neste dia. Todos eles [ofendidos] acabaram por descrever de uma forma muito exagerada", sublinhou o coletivo de juízes.

Em conclusão, segundo o acórdão, "não foi provada a prática de qualquer crime".

Já sobre a presumível utilização de um bastão extensível e de um spray por parte de um dos monitores da instituição, o tribunal sublinhou que os jovens sujeitos a exames médicos e os restantes ofendidos, "nunca apresentaram lesões compatíveis com este instrumento".

Além disso, nas buscas feitas durante o inquérito, quer na instituição, viaturas e residência de um dos arguidos, nunca foi localizado ou encontrado um bastão extensível.

"Com base nestes elementos, o tribunal não poderia concluir pela existência do bastão extensível ou que algum jovem tivesse sido agredido com ele", referiu o tribunal.
Tribunal de Castelo Branco Louriçal do Campo agressões menores Tapada da Renda crime lei e justiça tribunal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)