Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Abusa de bebé com três anos

A relação de grande proximidade entre as duas famílias nunca levaria a suspeitar de que fosse José (nome fictício), jovem de 16 anos, o responsável pela violação de um menino de apenas três anos, filho de uma das melhores amigas da mãe. Os dois tinham passado momentos juntos e, a partir daí, o bebé começou a queixar-se de que lhe doía o ânus. Anteontem, a secção de combate a crimes sexuais da Polícia Judiciária de Lisboa deteve José – tendo sido ontem presente ao juiz de instrução criminal. Até ao fecho desta edição ainda estava a ser ouvido no tribunal.
11 de Agosto de 2010 às 00:30
Agressor aproveitou momentos a sós com bebé de 3 anos
Agressor aproveitou momentos a sós com bebé de 3 anos FOTO: João Miguel Rodrigues

Aos investigadores da PJ, o jovem assegura não ter cometido qualquer crime. No entanto, segundo o CM apurou, o jovem passou alguns momentos sozinho na residência daquele, na sexta-feira, aproveitando os momentos a sós para consumar a violação. Depois disso, a criança queixou-se aos pais de que lhe doía o ânus e levaram-na até ao Hospital de Cascais, onde os médicos fizeram vários exames que vieram a confirmar os abusos. Além disso, o próprio bebé dizia aos pais que tinha sido o ‘primo’ a magoá-lo.

Segundo o CM apurou, José vive no estrangeiro e estava temporariamente em Portugal, a passar férias com a mãe, que tem uma relação próxima e de grande familiaridade com a mãe do bebé.

Segundo dados avançados pela PJ, o número de queixas por agressões sexuais cometidas por menores está a aumentar. Em 2009, houve 69 queixas contra menores de 18 anos, suspeitos de violações e abusos sexuais de menores. Os números do ano passado são mesmo os mais elevados desde 2000.

As estatísticas apresentadas pelo Ministério da Justiça indicam ainda que, no ano passado, havia 15 rapazes com menos de 16 anos internados em centros educativos por crimes desta natureza, incluindo pornografia de menores.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)