Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Abutre-preto em reabilitação está em perigo de vida

Animal foi encontrado debilitado por falta de alimento.
Rui Pando Gomes 15 de Dezembro de 2019 às 10:50
Abutre-preto em reabilitação está em perigo
Abutre-preto em reabilitação está em perigo FOTO: Direitos Reservados
Um abutre-preto bastante debilitado deu entrada no RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, Olhão, para reabilitação.

O animal juvenil, ao que o CM apurou junto de fonte do RIAS, foi encontrado por um popular numa propriedade privada em Ferreira do Alentejo.

Estava "bastante debilitado", ao que tudo indica devido às "dificuldades para encontrar comida". A falta de alimento deixou-o sem forças para se movimentar.

O abutre-preto, segundo revelou ao CM a mesma fonte do RIAS, é uma espécie que está "em perigo" em Portugal porque nas últimas décadas não ocorreram, praticamente, reproduções devido à falta de casais no nosso país.

Desde então, segundo o RIAS, os esforços pela sua conservação já nutriram resultados: em 2018 foram registados 24 casais reprodutores em Portugal, e mais de 2000 em Espanha.

Pormenores
Campanha de Natal
O RIAS, em Olhão, e o CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, em Gouveia, estão a realizar uma campanha de Natal, com o objetivo de angariar fundos para a manutenção e gestão dos dois centros de recuperação de fauna selvagem, geridos pela Associação Aldeia.

800 crias apoiadas
Mais de 800 crias ou animais juvenis foram já recebidos pelo RIAS desde o início do corrente ano. Os animais caíram dos ninhos, ficaram órfãos, ou estavam numa situação de perigo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)