Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Acção anticatástrofe

Sismo de magnitude 6.9 na escala de Richter, com o epicentro na zona de Benavente, provoca o caos e a destruição, pelas 16h30 da próxima sexta-feira, nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal. Este cenário não passa de uma simulação mas visa testar a capacidade de resposta de todas as autoridades com responsabilidades face a uma catástrofe real.
17 de Novembro de 2008 às 00:30
Tendas de campanha do INEM serão montadas para prestar cuidados médicos aos feridos do exercício
Tendas de campanha do INEM serão montadas para prestar cuidados médicos aos feridos do exercício FOTO: Manuel Moreira

Assim, desde a tarde do ‘violento sismo’, dia 21, até ao domingo seguinte, mais de 70 entidades diferentes estarão a participar no Prociv IV/2008, o maior exercício do género já feito em Portugal.

O objectivo, de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), é "treinar a estrutura operacional da própria ANPC e demais entidades com responsabilidade em matéria de protecção civil, operacionalizar o Plano Especial de Emergência para o Risco Sísmico na Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes, e exercitar a articulação entre o Centro Nacional de Operações de Socorro, os Centros Distritais (Lisboa, Santarém e Setúbal) e os Serviços Municipais de Protecção Civil, onde irão decorrer os cenários – Alenquer, Almada, Barreiro, Benavente, Lisboa, Seixal, Sintra e Vila Franca de Xira".

Para lá destas entidades estarão ainda envolvidos hospitais, forças armadas, PSP, GNR,SEF,INEM, LNEC, REN, LisboaGás, EDP, Galp e Transtejo, entre outros. A coordenação estará a cargo de Gil Martins, comandante operacional da ANPC, apoiado por quatro células – Planeamento, Operações, Logística, Comunicação e Protocolo.

530 MORTOS SÓ EM LISBOA

Ao mesmo tempo que as solicitações se multiplicam em diversas áreas dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, no centro da capital as ocorrências também provocam o caos e ameaçam parar a cidade. É neste cenário que entram em acção, para lá de muitas outras entidades, os elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB).

De acordo com o simulador de risco sísmico, um abalo de 6.9 na escala de Richter provocaria, só no concelho de Lisboa, 530 mortos, 590 feridos graves, 1017 desalojados, o colapso de dez edifícios e danos severos noutros 995. Acrescente-se 395 ruas com a circulação afectada e imagine-se o cenário a que o RSB terá de responder. Para treinar os bombeiros de Lisboa serão preparados 12 cenários diferentes – desde a evacuação do Metro e de um hospital à derrocada do cemitério dos Prazeres, passando por vários incêndios e fugas de produtos químicos – que colocarão à prova as capacidades do RSB.

SISMO VERDADEIRO REGISTADO ONTEM EM ÓBIDOS

À margem do exercício, um sismo verdadeiro mas de magnitude 2.0 na escala de Richter, com epicentro a cerca de sete quilómetros a sudeste de Óbidos, foi registado ontem nas estações da rede sísmica do continente, informou o Instituto de Meteorologia. O abalo ocorreu às 01h58, sem danos pessoais ou materiais, de acordo com a informação disponibilizada pela Protecção Civil. Segundo o Instituto de Meteorologia, estes pequenos abalos são frequentes um pouco por todo o continente. No dia 11 deste mês foi registado um sismo de magnitude 2.6 na escala de Richter, cujo epicentro se localizou a cerca de 20 quilómetro a Norte de Loulé. No dia 31 de Outubro, foi registado um tremor de terra de magnitude 2.8, cujo epicentro se localizou a 10 quilómetros a norte de Trancoso. Sempre sem danos.

SAIBA MAIS

AVISO À POPULAÇÃO

As entidades envolvidas no simulacro vão informar as populações acerca dos condicionamentos provocados pelo mesmo. O objectivo é testar sem alarmar nem parar o normal funcionamento nos três distritos.

89

Total de cenários de catástrofe a que as mais de 70 entidades envolvidas no exercício terão de responder.

1526

Total de figurantes que participarão no Prociv IV/2008. Terão como função representar mortos, feridos, desalojados e outras vítimas a socorrer e evacuar pelas entidades competentes.

 

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)