page view

Acidente com carrinha portuguesa em Espanha faz um morto e sete feridos

Veículo chocou com camião em Salamanca e ocupantes foram projetados. Vítimas são de Peniche e Leiria.

28 de janeiro de 2018 às 14:57

Um acidente entre uma carrinha de matrícula portuguesa e um camião da Roménia fez este domingo um morto e sete feridos, um dos quais em estado grave. O sinistro aconteceu perto de Salamanca, em Espanha, junto à localidade de Robliza de Cojos.

As vítimas serão das regiões de Leiria e Peniche. O Diário de Leiria avança que a vítima mortal é Renato Resende, 27 anos, de Leiria. O grupo estaria a regressar de duas semanas de trabalho em França.

A morte já foi confirmada online pela mulher. Renato deixa um filho com pouco mais de um ano de idade.

O jornal La Gaceta de Salamanca avança que o acidente aconteceu pelas 7h05 na Autovia A-62, em direção a Salamanca (e Portugal). O periódico diz que a causa mais provável do acidente terá sido o adormecimento do condutor da carrinha - de nacionalidade portuguesa - que foi embater de frente com o camião.

As vítimas serão todas portuguesas e uma delas estará em estado grave. Outras três tiveram de ser hospitalizadas e há mais três feridos ligeiros. O site Salamanca 24 Horas revela que a vítima mortal terá sido cuspida da carrinha - tal com outras das vítimas -  e o corpo foi encontrado a 300 metros do local do acidente.

As autoridades espanholas suspeitam de que os ocupantes da carrinha portuguesa não estariam a usar cinto de segurança.

A Cadena SER identifica seis dos sete feridos, referindo as suas iniciaias. Os seis homens são H.J.F.S de 37 anos; F.M.T.X., de 23 anos, F.M.O.G., de 48 años; P.A.F.A, de 32 años; A.R.P.E., de 22; J.M.B.S, de 49 anos. A identidade do sétimo homem ainda não foi divulgada.

Vítimas foram transportadas para os hospitais Clínico e Virgen de la Vega.

Um dos feridos no acidente de viação em Espanha continua em estado grave

 Um dos feridos no acidente de viação continua em estado grave, enquanto outros seis portugueses encontram-se livres de perigo.

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, confirmou à agência Lusa a vítima mortal, de 28 anos, natural da região de Leiria, "um ferido grave com 20 anos e mais seis feridos que estão fora de perigo", em consequência da colisão da carrinha em que seguiam os portugueses com um camião romeno, por razões que ainda não foram apuradas.

Um dos seis feridos que não inspiram preocupações foi submetido a uma intervenção cirúrgica.

Portugueses trabalhavam em França

O membro do Governo afirmou que os portugueses "trabalhavam em França" e retornavam a Portugal, na autoestrada A-62, quando a viatura em que seguiam chocou com um pesado, cerca das 07h00 (06h00 em Portugal continental), na localidade de Robliza de Cojos, 32 quilómetros a sul de Salamanca.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, "ao que tudo indica, a carrinha colidiu com o camião", estando as circunstâncias do acidente a ser investigadas pela Guardia Civil espanhola.

"As famílias das vítimas já foram informadas pela GNR. A investigação [do acidente] compete à Guardia Civil de Trânsito, mas pediu apoio à GNR para contactar os familiares das vítimas", explicou a fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda.

No camião de matrícula romena viajavam duas pessoas, que saíram ilesas do acidente.

Presidente da República solidariza-se com vítimas

O Presidente da República solidarizou-se hoje com as vítimas do acidente de viação ocorrido em Espanha, que envolveu uma viatura de matrícula portuguesa e que fez um morto e sete feridos.

Numa breve mensagem colocada na página da presidência da República na internet, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou ainda "sentidas condolências" à família da vítima mortal do acidente e manifestou-se solidário com os familiares e feridos, em especial daquele que se encontra em situação mais grave.

O Presidente da República deseja ainda aos feridos uma "rápida recuperação".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8