Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Açores atribuem prémio de ingresso no ensino superior a 401 alunos colocados na 1.ª fase

Prémio, no valor individual de 500 euros, destina-se a apoiar o ingresso no ensino superior de estudantes da região.
Lusa 4 de Outubro de 2019 às 12:04
Ensino
Ensino FOTO: Getty Images
O Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior vai ser atribuído a 401 estudantes dos Açores, na sequência da publicação das listas de colocação da 1.ª fase, anunciou esta sexta-feira o Governo Regional.

Os despachos publicados esta sexta-feira em Jornal Oficial atribuem o prémio, no valor individual de 500 euros, que se destina a apoiar o ingresso no ensino superior de estudantes da região, excluindo o ensino à distância, de acordo com uma resolução do Conselho do Governo.

O Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior "enquadra-se num conjunto de estratégias ou incentivos que podem ajudar a orientar os estudantes do sistema educativo regional, e a ter uma atitude de confiança e de valorização da escola e do sucesso educativo", explica uma nota divulgada pelo executivo açoriano.

De acordo com a Secretaria Regional da Educação e Cultura, podem candidatar-se a este prémio "os estudantes que residam permanentemente nos Açores há pelo menos três anos e que, durante esse período, estiveram inscritos, frequentaram e concluíram o ensino secundário em estabelecimento de ensino na região e nunca estiveram matriculados no ensino superior".

As candidaturas, que devem ser apresentadas durante os 10 dias úteis seguintes à publicação do resultado final das colocações de cada fase, são apreciadas pela Direção Regional da Educação, competindo a decisão final de atribuição ao secretário regional da Educação e Cultura.

A candidatura deve ser feita ao secretário regional através do email srec.gabinete@azores.gov.pt e o requerimento pode ser obtido nas escolas que o aluno frequentou ou no Portal da Educação.

A decisão é publicada em Jornal Oficial e divulgada no Portal do Governo.

O objetivo do prémio é também, segundo o Governo dos Açores, "o melhoramento contínuo das taxas de conclusão do ensino secundário com vista, nomeadamente, ao ingresso no ensino superior".
Açores Governo Regional Jornal Oficial política educação ensino.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)