Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Açores: Isolamento mantém-se após derrocada

A electricidade só "dentro de dias" regressa à Fajãzinha, localidade da ilha açoriana das Flores isolada desde sexta-feira devido ao deslizamento de terras provocado por chuvas intensas, anunciou este domingo a eléctrica regional EDA.
5 de Dezembro de 2010 às 13:09
Deslizamento de terras foi provocado por chuvas intensas
Deslizamento de terras foi provocado por chuvas intensas FOTO: D.R.

Com o fornecimento de água e energia eléctrica cortados desde as derrocadas, os cerca de 80 habitantes da Fajãzinha já passaram duas noites fora de casa, pernoitando, na sua maioria, no aldeamento turístico da Coada. 

A melhoria no estado do tempo que se regista este domingo nas Flores vai permitir maior eficácia dos trabalhos de limpeza das moradias invadidas pela lama e de criação de uma via de acesso alternativa à localidade.  

O presidente da Câmara das Lajes das Flores, João Lourenço, prevê porém que só na segunda-feira seja possível restabelecer o acesso regular de viaturas à Fajãzinha.  

A empresa EDA, por seu turno, referiu que a rede eléctrica da localidade sofreu "graves danos, designadamente ao nível dos seus apoios".  

Face aos prejuízos registados e às dificuldades operacionais causadas  pelas limitações nas vias de comunicação da Fajãzinha, a regularização do fornecimento de eletricidade prevê-se que "possa ocorrer durante a próxima semana", adiantou a eléctrica regional.  

mau tempo derrocada açores fajãzinha chuva
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)