Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Adeptos da rixa FC Porto-Sporting não vão a julgamento

Os 85 arguidos vão pagar 250 euros a várias instituições.
18 de Abril de 2016 às 11:37
Rixa aconteceu em outubro de 2013
Rixa aconteceu em outubro de 2013 FOTO: CMTV
Apenas dois dos 87 adeptos acusados de participação em rixa na sequência de incidentes associados ao grupo "Casuals Portugal", ocorridos antes do jogo da I Liga FC Porto-Sporting na época 2013/14, vão a julgamento, segundo a decisão judicial esta segunda-feira conhecida.

O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto decidiu não levar os adeptos a julgamento, decretando a suspensão provisória do processo e obrigando-os a pagar 250 euros em cinco meses a instituições de solidariedade social ou a cumprir 80 horas de trabalho comunitário, mas dois deles não aceitaram e vão ser julgados.

Os factos remontam aos incidentes verificados antes do jogo de futebol FC Porto-Sporting de 27 de outubro de 2013, quando 81 dos arguidos, denominados por "Casuals Portugal", desceram a Alameda das Antas, no Porto, em passo de corrida.

O grupo tentou derrubar a barreira policial estabelecida, no sentido de forçar a entrada no estádio do Dragão, pela porta 25, impedindo o controlo dos bilhetes e a revista a efetuar pelos assistentes.

Os denominados "Casuals Portugal", que integravam elementos de diferentes grupos organizados de adeptos do Sporting, acabaram por entrar em confronto verbal e físico com um outro grupo de adeptos, estes afetos ao FC Porto, que integrava os restantes seis arguidos acusados.

O Ministério Público (MP) tinha deduzido acusação contra os 87 arguidos, imputando-lhes a prática de crime agravado de participação em rixa na deslocação para espetáculo desportivo, e pedia ainda a aplicação de uma pena acessória de interdição de acesso a recintos desportivos.

Posteriormente, o MP propôs a suspensão provisória do processo.

A advogada de um dos arguidos, Sónia Carneiro, afirmou que durante os 12 meses da suspensão provisória do processo os arguidos não poderão cometer crimes, sob pena de serem julgados.
Ministério Público IPO FC Porto-Sporting
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)