Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Adesão de 70% ao projecto Nascer Cidadão

Dois em cada três bebés nascidos nos hospitais já aderiram ao projecto Nascer Cidadão, um programa que permite que os recém-nascidos sejam registados nas unidades de saúde, sem que os pais tenham que se deslocar à conservatória.
1 de Junho de 2007 às 14:16
O balanço foi feito esta sexta-feira por João Tiago Silveira, secretário de Estado da Justiça, no lançamento do projecto no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
A justificação para que mais de 30 por cento dos pais não tenha optado por registar os seus filhos logo na unidade de saúde prende-se com o facto de não terem logo escolhido o nome da criança. Carmen Pignatelli, secretária de Estado Adjunta da Saúde, salienta que o programa tem como objectivo prevenir algumas situações de exclusão social e de risco para os menores.
CARTÃO DE CIDADÃO PARA MAIS DE 2300
Mais de 2 300 açorianos já têm o Cartão de Cidadão, documento que substitui o Bilhete de Identidade e os cartões de Contribuinte, Segurança Social e Saúde.
O novo documento começou a ser distribuído a 14 de Fevereiro na ilha do Faial, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro José Sócrates.
Em Julho, a emissão do Cartão de Cidadão deverá chegar ao continente, ao distrito de Portalegre, alargando-se depois a Évora e Bragança em Outubro. Nos restantes distritos, o novo documento deverá chegar em 2008.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)