Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Advogada condenada por violência doméstica contra filhos e marido

Arguida chegou a ameaçar o companheiro com uma faca de cozinha, no Porto.
Nelson Rodrigues 29 de Maio de 2019 às 08:58
Tribunal São João Novo, no Porto
Tribunal São João Novo, no Porto
Tribunal São João Novo
Tribunal São João Novo, no Porto
Tribunal São João Novo, no Porto
Tribunal São João Novo
Tribunal São João Novo, no Porto
Tribunal São João Novo, no Porto
Tribunal São João Novo
Agressiva e autoritária, a advogada, de 44 anos, fazia da vida do marido e de dois dos três filhos um verdadeiro terror.

Além da violência física e psicológica, as vítimas eram ainda insultadas. A arguida chegou a ameaçar o companheiro, também jurista, com uma faca de cozinha. O Tribunal de S. João Novo, Porto, condenou-a esta terça-feira a quatro anos e meio de prisão, suspensa, por três crimes de violência doméstica.

A arguida estava ainda acusada de agredir a filha mais nova, menor de idade, mas foi absolvida desse crime. Para aplicar a pena, o coletivo de juízes teve em conta o facto de a advogada não ter antecedentes criminais e , atualmente, partilhar a guarda da filha menor com o ex-companheiro.

Tem ainda de pagar mil euros à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

"As agressões não tiveram qualquer poder corretivo. Não foram cometidas num quadro educacional. Foram só para impor a sua autoridade. A arguida mostrou incúria e desprezo pelas autoridades judiciárias. Nunca veio ao tribunal, nem respondeu às técnicas de reinserção social", disse a juíza Anizabel Pereira, que acredita que a suspensão da pena vai permitir à arguida entender o desvalor da sua conduta.

"A ameaça de poder ir para a prisão será suficiente. Até porque, neste período, se voltar a cometer crimes contra os ofendidos será revogada a suspensão", frisou.
O marido da vítima foi agredido desde 1992, logo após o casamento. Os filhos foram aterrorizados pela mãe até 2016.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)