Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Advogado de Renato Seabra vai pedir defesa psiquiátrica

O advogado de Renato Seabra vai pedir hoje ao tribunal que conceda a atenuante de "defesa psiquiátrica" para o jovem acusado do assassínio do colunista Carlos Castro nos Estados Unidos da América.
3 de Junho de 2011 às 09:54
O advogado de Renato Seabra vai pedir hoje ao tribunal que conceda a atenuante de "defesa psiquiátrica"
O advogado de Renato Seabra vai pedir hoje ao tribunal que conceda a atenuante de 'defesa psiquiátrica' FOTO: Valério Boto

David Touger, que representa Renato Sebra, confirma que decidiu recorrer a este tipo de defesa, mas remete mais pormenores para a sessão de hoje no Tribunal Supremo de Nova Iorque

Na anterior sessão, o advogado explicou que, ao recorrer a esta modalidade jurídica, a defesa "admite que o incidente ocorreu como o governo diz, mas que [Seabra cometeu o crime] sem saber que era certo ou errado fazê-lo" devido a perturbações mentais.

David Touger recusa-se a comentar se esta modalidade poderá também permitir que Seabra cumpra a totalidade ou parte da pena em Portugal.

Na verdade, a "defesa psiquiátrica" pode significar uma pena mais reduzida para o jovem português, acusado de homicídio em segundo grau, com uma pena que pode ir de 25 anos a prisão perpétua.

O juiz irá ouvir os argumentos a favor e contra a admissão deste tipo de defesa, em particular extraídos das avaliações psiquiátricas feitas a Renato Seabra, e marcar para uma data posterior o anúncio da sua decisão.

No tribunal será também discutida a disponibilização pela procuradoria à defesa de elementos do processo-crime.

Seabra tem aguardado as sessões em tribunal na prisão de Rikers Island, contra a vontade do seu advogado.

Na última audiência preliminar em tribunal, o juiz negou provimento a um pedido da defesa para considerar nula a acusação em comité de jurados.

Decidiu-se também por uma audiência separada (Huntley Hearing) em que serão ouvidos os detectives que extraíram a confissão de Renato Seabra após o crime em Janeiro.

Renato Seabra Davir Touger homicídio de Carlos Castro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)