Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

ADVOGADOS EM MAIORIA

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Aragão Seia, diz que “os juízes estão quase a ser governados pelos advogados” tendo em conta o número de elementos externos à Magistratura que exercem advocacia e compõem o Conselho Superior da Magistratura.
24 de Setembro de 2003 às 10:13
As declarações de Aragão surgem a propósito das críticas sobre o “auto-governo dos juízes” que o conselheiro rejeita por completo, recordando que “os juízes estão em minoria no Conselho Superior da Magistratura”. Apesar disso, reconhece que “nunca os elementos estranhos à Magistratura quiseram impor a sua vontade”.
Aragão Seia falava ontem à margem do aniversário do Supremo, cuja cerimónia ficou marcada por alusões à separação de poderes e independência dos juízes. Em todos os discursos esteve presente a revolução provocada na área da Justiça pelo processo da Casa Pia.
O nervosismo que o processo provoca no sector ficou patente num incidente registado com a equipa de reportagem da SIC. Sofia Pinto Coelho, mulher de Ricardo Sá Fernandes – um dos advogados de Carlos Cruz – e o seu operador de imagem foram empurrados pelo presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Manuel Silva Pereira. As palavras que usou coincidiram com a atitude: “Não quero conversas (...) antes que eu rebente com essa merda toda.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)