page view

Aeródromo de Vila Real encerrado a aviões até 15 de agosto devido ao abatimento da pista

Resolução do problema vai obrigar a um "investimento muito avultado", entre os "350 mil a 400 mil euros".

16 de julho de 2019 às 11:35
A carregar o vídeo ...

Aeródromo de Vila Real encerrado a aviões até 15 de agosto devido ao abatimento da pista

O aeródromo municipal de Vila Real vai estar encerrado até dia 15 de agosto, por questões de segurança, devido a um problema de águas que provocou o abatimento da pista. 

"Há a possibilidade de um abatimento na zona central da pista (...) Há uma linha de água que passa por baixo da pista, essa linha de água tem erodido os sedimentos que estão debaixo da pista, há um perigo de abatimento e, havendo esse perigo, não nos resta mais nada do que encerrar a pista por tempo indeterminado", explicou o presidente da Câmara de Vila Real, em conferência de imprensa.

Rui Santos esclareceu que foram feitos ensaios técnicos e uma avaliação por firmas independentes, que "comprovaram uma fragilidade do solo que sustenta o piso da pista devido à travessia transversal de uma linha de água em profundidade".

O aeródromo fica encerrado para os aviões, podendo, no entanto, continuar a ser utilizado por helicópteros, avançou fonte da autarquia à Lusa. 

Fonte do setor aeronáutico explicou à agência Lusa que a decisão de encerramento foi tomada na sequência das conclusões de um relatório técnico da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Este aeródromo municipal é a sede de dois aviões de combate a incêndios, afetos à Proteção Civil, e é uma das paragens da carreira aérea que liga Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão.

Já estão a ser estudados os locais alternativos, estando em cima da mesa hipóteses como Chaves ou Mirandela.

A resolução do problema vai obrigar a um "investimento muito avultado", entre os "350 mil a 400 mil euros", o que implica a abertura de um concurso público, bem como o aval do Tribunal de Contas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8