Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Agentes dão comida e cama a jovem órfão

A viver numa instituição desde os 12 anos, Pedro Costa pensou que iria começar uma nova vida quando atingiu a maioridade.
30 de Maio de 2011 às 00:30
Pedro Costa, de 18 anos, está desde sexta-feira a dormir e a comer na esquadra da PSP de Valongo
Pedro Costa, de 18 anos, está desde sexta-feira a dormir e a comer na esquadra da PSP de Valongo FOTO: Nuno Fernandes Veiga

Mas, aquilo que parecia um sonho, rapidamente se tornou num pesadelo. Sem família, emprego, nem casa para viver, Pedro, de 18 anos, viu-se obrigado a mendigar e a dormir na rua. Na sexta-feira, foi pedir ajuda à Segurança Social de Valongo, mas disseram-lhe que naquele momento não podiam resolver o caso. Desesperado, o jovem bateu à porta da esquadra da PSP de Valongo, local onde tem comido e dormido nos últimos três dias.

"Liguei para a linha de emergência social e disseram para ir à Segurança Social, mas lá disseram-me que não podiam resolver as coisas de um dia para o outro. Saí de lá a chorar, estava desesperado e a única solução foi ir à PSP. Os agentes tiveram pena de mim e deram-me comida e deixaram-me ficar lá a dormir", contou Pedro Costa.

O jovem perdeu o pai aos dois anos, e a mãe morreu dez anos mais tarde, vítima de cancro da mama. Na altura, Pedro ficou a morar com o padrasto e uma meia-irmã, mas acabou por ser colocado numa instituição. "Perdi contacto com o meu padrasto, que era a única família que tinha. Quando saí do lar, em Dezembro do ano passado, voltei à casa onde morávamos, mas ele tinha-se mudado. Mas consegui dar um rumo à minha vida, arranjei emprego e um quarto", disse.

O contrato de trabalho de Pedro acabou por não ser renovado, e o jovem perdeu tudo. Pedro vive da caridade de amigos há dois meses, mas na sexta-feira já não tinha mais a quem recorrer. "Na quinta--feira, já tinha dormido na rua e tive que pedir para comer", concluiu.

Pedro contactou entretanto novamente uma técnica da linha de emergência social, que prometeu tentar arranjar ainda hoje um albergue para o jovem morar temporariamente.

ÓRFÃO VALONGO SEGURANÇA SOCIAL COMIDA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)