page view

Agricultor cultiva abóbora gigante com 450 quilos. É a maior de Portugal

Foi necessária uma grua para conseguir retirar a abóbora da horta, em Albufeira.

21 de setembro de 2019 às 10:03

José Santos, de 39 anos, é barman de profissão, mas tem na agricultura a sua grande paixão. Na sua pequena horta, em Paderne, Albufeira, cultiva de tudo um pouco.

Mas é nas abóboras que dedica mais tempo. E o resultado não podia ser melhor: este ano conseguiu um exemplar gigante, com cerca de 450 quilos de peso. Foi mesmo necessária uma grua para retirar a abóbora da horta.

"O maior segredo é a dedicação. Ir todos os dias buscar água à Fonte de Paderne, dar adubo orgânico e deixar só uma abóbora por planta", explica José Santos. Nos dias mais quentes, chegou a gastar "mil litros de água" na rega.

Já em 2018, o agricultor em part-time tinha produzido uma abóbora com 100 quilos. Este ano, decidiu gastar quase "200 euros" na compra de "três sementes, com boa genética", provenientes dos Estados Unidos.

Uma dessas sementes transformou-se em abóbora gigante. José Santos participa este sábado, com este exemplar, no Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes, em Paredes, no distrito do Porto.

Quando regressar ao Algarve, a abóbora estará em exposição na Mostra de FrutosSecos de Paderne, nos dias 28 e 29 deste mês. E depois de retiradas as sementes, será oferecida a instituições.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8