Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Água do Alqueva é tóxica

A água do Alqueva está contaminada por insecticidas e pesticidas, revelou um estudo científico realizado pela Universidade de Aveiro.

17 de Junho de 2009 às 22:11
Água do Alqueva é tóxica
Água do Alqueva é tóxica FOTO: António Pedro Valente

De acordo com o estudo, foi detectada 'a presença de níveis perigosos de insecticidas no rio Guadiana, que podem representar perigo para a saúde humana'. Trata-se de insecticidas que podem levar à contaminação de solos e de águas subterrâneas.

A empresa responsável pela barragem do Alqueva reagiu e disse que a qualidade da água satisfaz os fins a que se destina, reconhecendo contudo que para alguns usos necessita de tratamento.

'ÁGUA DE ALQUEVA PODE AINDA ESTAR TÓXICA' (Susana Loureiro, Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro)

Correio da Manhã – Um estudo da Universidade de Aveiro revela que a água de Alqueva apresentou valores tóxicos em 2006.  O que significam estes dados?

Susana Loureiro – O que se verifica, pelas análises realizadas ao longo de mais de um ano, é que os pesticidas e herbicidas estavam acima dos valores permitidos por lei. Em alguns casos os valores duplicavam o permitido, sobretudo nos meses de Verão.

– Actualmente os valores de toxicidade mantêm-se?

– Nada nos garante que esteja melhor ou pior. A água do Alqueva pode ainda estar tóxica. Este estudo serve precisamente para alertar para a necessidade de monitorizações deste género todos os anos. Só com estudos ecotoxicológicos se pode controlar com eficiência, tal como é recomendado pela directiva quadro da Lei da Água.

– Pode existir risco para as espécies animais e vegetais?

– Pode. Os pesticidas podem entrar na base da cadeia pelas algas, passar para outras plantas, ou peixes prejudicando as espécies

– E para a actividade humana?

– Também. Pode por exemplo significar um aumento dos químicos nos solos. O mais urgente é testar esta e outras albufeiras ou reservatórios de água para consumo ou para utilização agrícola.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)