Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

ÁGUA É PUREZA E VIDA ESPIRITUAL

A água, tão importante no desenvolvimento do bairro situado numa das encostas da Ribeira de Alcântara, é, este ano, o tema da Marcha da Bela Flor.
27 de Maio de 2004 às 00:00
“Nos primórdios do bairro, a água dos muitos regatos e ribeiros regava as hortas, refrescava as gentes e alimentava os moinhos de azenha da encosta. Depois foi importante na fixação de fábricas e hoje continua a ser um elemento indispensável nas nossas vidas e um símbolo de pureza e vida espiritual”, defende o coordenador da Marcha da Bela Flor, Luís Filipe Rosa.
Em estreita relação com o tema vão estar alguns adereços. Eles vão carregar bilhas, que em tamanho menor repousarão em rodilhas na cabeça das raparigas. E nestas, o desenho e as cores dos vestidos farão lembrar cascatas como as que são cantadas na marcha “Ribeira Desaparecida”.
“Com a experiência adquirida o ano passado abalançámo-nos a um trabalho mais elaborado e, por isso, esperamos alcançar um lugar melhor que o oitavo”, afirmou Luís Filipe Rosa.
A Marcha da Bela Flor apresenta-se dia 5 de Junho no pavilhão do Benfica.
'GRÁVIDA DESFILO MAIS FELIZ'
Quando a Marcha da Bela Flor desfilar na avenida, Benvinda Tomás, de 32 anos, estará a um mês de ser mãe pela terceira vez. Uma situação que não lhe é estranha, pois num dos oito anos em que representou Campolide estava grávida, de quatro meses, do primeiro filho. “Então senti um prazer redobrado e agora vai acontecer o mesmo. Grávida desfilo ainda mais feliz. Cansaço? Não! Quando se faz o que se gosta nada cansa. Por isso voltei às marchas, no ano passado, quando o meu bairro, a Bela Flor, se estreou. E este ano cá estou de novo para ajudar a conseguir uma classificação melhor que o oitavo lugar, nada mau, alcançado em 2003”.
FICHA
TEMA
A Água
CORES
Azul, branco, castanho, amarelo e verde
PADRINHOS
Valéria Carvalho e Paulo Azenha
COMPOSITOR
João Massano Pereira
LETRISTA
João Oliveira
PORTA-ESTANDARTE
Manuel Silva
MASCOTES
Sara Sá Correia e João Carvalho Lima
ENSAIADOR
Inna Lisniak
COORDENAÇÃO
Luís Filipe Rosa
COLECTIVIDADE
Santana Futebol Clube
Ver comentários