Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

AJUDA AOS GALEGOS

Meia centena de voluntários portugueses deslocam-se este fim-de-semana para a "costa da morte", em Espanha, para ajudar a limpar as praias galegas afectadas pelo desastre ecológico provocado pelo petroleiro Prestige.
7 de Março de 2003 às 00:00
A iniciativa é organizada pela plataforma "Nunca Mais", um movimento cívico criado depois do afundamento do petroleiro, que convocou diversas mobilizações em cidades europeias, e que integra os portugueses do Gaia – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental.

Para alertar para a "verdadeira razão" deste desastre ecológico, que segundo o movimento é a existência de uma sociedade de consumo baseada no petróleo como fonte de energia, os activistas deverão ter partido para Espanha de comboio, um transporte ecológico.

A partida estava prevista para a meia-noite de ontem, na estação de Santa Apolónia, em Lisboa, e o regresso para a próxima segunda-feira.

Até meados de Janeiro, dois meses após o desastre do petroleiro, tinham sido recolhidas no mar pouco mais de 24 mil toneladas de fuelóleo (com água misturada) das 70 mil transportadas pelo Prestige, segundo o governo regional da Galiza.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)