A Câmara de Albufeira vai avançar este ano com o processo para a instalação de videovigilância na cidade.
"As câmaras deverão ser instaladas nas zonas de maior concentração de pessoas, como a baixa da cidade e a avenida Sá Carneiro [conhecida como rua dos bares]"revela ao
CM José Carlos Rolo, presidente da autarquia. O investimento previsto é de cerca de 200 mil euros.
Para já, o processo ainda se encontra numa fase inicial, não estando definido o número exato de câmaras a instalar nas ruas. A autarquia necessita também de pedir autorização ao Ministério da Administração Interna, bem como de um parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados, que, no entanto, não é vinculativo.
José Carlos Rolo defende que a videovigilância "transmite um sentimento de segurança à população e tem um efeito dissuasor da criminalidade". Apenas a GNR terá acesso às imagens em tempo real, o que permitirá uma atuação mais rápida perante qualquer situação que ponha em causa a ordem pública.
Entretanto, tal como o
CM já noticiou, a Câmara de Portimão também vai apostar na videovigilância, estando prevista a instalação de 20 câmaras na Praia da Rocha, nomeadamente na avenida Tomás Cabreira, e de mais quatro nos acessos rodoviários à cidade.
O sistema, com um custo de cerca de 250 mil euros, irá entrar em funcionamento este ano. Existem ainda mais duas autarquias algarvias, Olhão e Faro, que já anunciaram a intenção de colocar câmaras nas ruas.