Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

ALBUFEIRAS GARANTEM ÁGUA

Os níveis de enchimento das albufeiras nacionais fazem prever que, durante o resto do Verão, não vão verificar-se problemas de falta de água, seja para abastecimento humano ou uso na agricultura. Isso mesmo foi sublinhado ao Correio da Manhã pelo presidente do Instituto da Água (Inag), Orlando Borges.
21 de Julho de 2003 às 00:00
ALBUFEIRAS GARANTEM ÁGUA
ALBUFEIRAS GARANTEM ÁGUA
Dados compilados por aquele instituto do Ministério do Ambiente mostram que, "comparando os armazenamentos (de água) de Junho de 2003 e as médias de armazenamento de Junho no período de 1990-2000, as reservas actuais são superiores à média".
Com efeito, das 44 albufeiras monitorizadas, 24 apresentam disponibilidades hídricas além dos 80 por cento do volume total. As albufeiras do Barlavento são 'privilegiadas', com 91,5 por cento, quando, ali, a média não excede 69,3.
MENOR DESAFOGO
A situação de menor desafogo hídrico verifica-se nas albufeiras do Arade: o armazenamento fica-se por 59,2 por cento do volume total, valor, ainda assim, superior à média de Junho de 1990-2000: 52,2 por cento.
O volume de armazenamento na bacia do Tejo é de 85,3 por cento e na do Douro ascende a 80 por cento. Apenas no Mondego é inferior à média: 84,8 por cento, por comparação com 89 por cento. Com uma capacidade total superior a dez biliões de metros cúbicos, a albufeira de Castelo de Bode, na bacia do Tejo, por exemplo, regista um volume de armazenamento de 93 por cento.
Por referência à situação geral, o presidente do Instituto da Água, Orlando Borges, avançou a probabilidade: "Este Verão não haverá problemas de abastecimento humano, nem teremos de condicionar ou restringir outros usos da água, nomeadamente para a rega, a fim de garanti-lo."
SECA NA ALEMANHA
Ao invés, a Alemanha enfrenta uma situação de seca, que leva à redução do caudal dos rios. Por isso foi necessário suspender a navegação no rio Oder, fronteira natural com a Polónia. A Suíça registou ontem a temperatura mais alta dos últimos 20 anos, com 37,8ºC em Genebra. Em Portugal, prevê-se uma pequena subida de temperatura, principalmente na região do Interior, durante a semana. "Nada comparável ao calor de Junho", ressalvou o técnico de serviço do Instituto de Meteorologia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)